quinta-feira, 29 de agosto de 2013

MINAS GERAIS SE DESTACA NO SEGMENTO DE FRANQUIAS

A Pesquisa Monitor Econômico, realizada pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), aponta que o PIB do estado mineiro deve crescer 3,3%, cerca de 1% a mais do que o índice brasileiro. Por isso, Minas Gerais chama cada vez mais a atenção das empresas franqueadoras, que esperam abrir novas franquias na região. Veja abaixo como oito delas - todas membros da Associação Brasileira de Franchising (ABF) – pretende atuar na região.

A Água Doce – rede com mais de cem restaurantes distribuídos em dez estados e no Distrito Federal – já tem franqueados em diversas cidades do estado de Minas Gerais: Pouso Alegre, Uberlândia, Varginha, Frutal, Juiz de Fora e Poços de Caldas. No entanto, a franqueadora – a melhor do Brasil, segundo a Associação Brasileira de Franchising - avalia que ainda há espaço para crescimento da rede no estado. “Temos uma marca muito fortalecida em Minas Gerais. Temos muitas cachaças de rótulos mineiros e nosso cardápio tem delícias da culinária tipicamente brasileira. E quando se fala em culinária brasileira, uma das referências mais fortes é a culinária mineira. Então o público do estado se identifica com a Água Doce”, afirma Julio Bertolucci, gerente de expansão da marca. Do ranking de cem cachaças que a Água Doce comercializa, 70 vêm do estado. Além disso, a franquia de Varginha, por exemplo, é uma das que mais promove ações sociais e solidárias, o que consolida a marca na região.
Sobre o projeto de ampliar ainda mais a presença da Água Doce no estado mineiro, Bertolucci dá detalhes: “Queremos abrir franquias em cidades como Sete Lagoas, Patos de Minas, Formiga e Uberaba, além da capital, Belo Horizonte”, afirma. O investimento para quem quer ser um franqueado Água Doce é a partir de R$ 450 mil.

A Restaura Jeans – rede composta por mais de 200 lojas que oferecem um mix completo de serviços para cuidar de toda a roupa, do tingimento à renovação e customização de peças, inclusive em couro – vê muitas possibilidades de crescimento da marca no mercado mineiro. A rede está no mercado mineiro há dez anos e conta com cinco lojas - duas na capital Belo Horizonte, uma em Pouso Alegre e duas em Uberlândia. “Essa maturidade do negócio é fundamental para a credibilidade da marca no mercado. Somos muito conhecidos e bem aceitos na região”, afirma Ramon Guedes, gerente de operações da rede. O estado de Minas Gerais voltou a ser prioridade nos planos de expansão da marca, entre outras razões, porque a renda per capita da população mineira sofreu um importante incremento nos últimos cinco anos, o que impulsiona os gastos com a terceirização de lavanderia, por exemplo. “Na nossa avaliação, ainda temos espaço para 25 novas lojas no estado, quatro delas só em Belo Horizonte. Planejamos atingir essa meta até 2015”, informa Guedes. As prioridades são as cidades de Montes Claros, Contagem, Poços de Caldas e Uberaba.

Para a Mr. Limp – empresa que atua não só na limpeza pós-reforma, mas também em outras áreas que necessitam de limpeza profunda, como cozinhas industriais e tratamentos de pisos e telhados, tudo com respeito ao meio ambiente – o estado de Minas Gerais é estratégico. “O Estado é um microcosmo do país”, acredita Marcelo Gurgel da Costa, diretor de expansão da Mr. Limp.
A marca já tem 17 franquias em 15 cidades mineiras, mas a intenção é chegar a 90 unidades até 2014. Cidades como Belo Horizonte, Ipatinga, Governador Valadares, Itajubá, Três Corações e Varginha estão nos planos da empresa. “O estado é rico, um dos que tem maior número de municípios e uma localização estratégica em termos de logística”, pondera o diretor. Outro fator que motiva o crescimento da rede no Estado é que uma das construtoras mineiras que participa do Programa Minha Casa, Minha Vida é cliente da Mr. Limp, o que garante boas perspectivas para o futuro. Por ser uma microfranquia, o investimento aproximado inicial é de R$ 60 mil. “Como não há necessidade de um ponto comercial em shopping ou em locais nobres, isso red uz consideravelmente o investimento”, explica o diretor de expansão.

A Di Vetro – rede de lojas oriunda de Curitiba, que oferece perfumes e cosméticos finos importados com preços competitivos – tem muito interesse no mercado mineiro. " “O que chama a atenção da nossa rede é justamente o poder de compra dos consumidores mineiros, aliado ao fato de que a fidelização torna-se muito mais fácil se o cliente conhece e gosta dos produtos que consome e do atendimento que recebe – algo fundamental na área de perfumes finos”, diz a franqueadora Celi Lobo. Entretanto, devido às caracteristicas peculiares desse mercado, a estratégia da rede é crescer de forma sólida, abrindo lojas em locais onde a demanda é realmente comprovada. O investimento para abrir uma franquia da Di Vetro é a partir de R$ 345 mil, com uma vantagem que a própria Celi aponta: “Nosso negócio, no mercado de franquia, não tem concorrência direta”. A Di Vetro oferece todo o suporte para o franqueado, que vai desde compras até consultoria de campo. Negocia diretamente com importadores para oferecer, ao franqueado, perfumes conhecidos internacionalmente a preços diferenciados.

A Anjos Colchões – uma das empresas do Grupo Anjos do Brasil, que fabrica e vende colchões de alto padrão – sabe que o mercado mineiro é exigente. “É preciso conquistar a confiança do consumidor aos poucos, por isso, nossa estratégia é expandir as franquias, na região, por indicação”, esclarece o franqueador Claudinei dos Anjos. A marca planeja ter 15 lojas em Minas Gerais até o fim de 2014 – a primeira já está instalada em Uberaba – em cidades como Belo Horizonte, Contagem, Betim, Juiz de Fora, Montes Claros, Ribeirão das Neves, Governador Valadares, Ipatinga, Sete Lagoas, Poços de Caldas, Patos de Minas, Pouso Alegre, Itabira, Araxá, Viçosa, Três Corações e Ouro Preto, entre outras. Para tanto, já funciona em São Paulo uma fábrica própria da marca, para facilitar a distribuição dos colchões para a região. “Minas Gerais é um estado importante, que oferece visibilidade para que possamos expandir para outros estados”, avalia o franqueador. A partir de um investimento de R$ 65 mil já é possível abrir uma franquia da Anjos Colchões.

A WSI – We Simplify the Internet –, empresa canadense que é líder mundial em marketing digital e que, no Brasil, expande-se por meio de franquias - também considera a região de Minas Gerais estratégica. “A economia do estado é bastante diversificada. Minas é um polo de negócios; é o terceiro estado mais importante da federação e pode abrigar 20 franquias da WSI”, considera o general manager da máster franquia brasileira da WSI, Marcos Paulo Perfeito. Ele cita como exemplo desse potencial o fato de empresas de tecnologia, como o Google, por exemplo, terem escritórios e negócios na região. Para expandir os negócios, a WSI usa as próprias ferramentas de marketing digital que oferece aos clientes. “Muitas oportunidades de negócios v&ec irc;m de redes como o LinkedIn, o que demonstra que nosso negócio é eficaz”, pondera. Numa franquia WSI, investem-se entre US$ 50 mil e US$ 70 mil.

A Lig-Lig – rede especialista em culinária chinesa adaptada ao paladar brasileiro – vê em Minas Gerais uma região com muito potencial de crescimento. “Nossa estratégia é realizar estudos para identificar a quantidade de descendentes de orientais em cada cidade mineira, e começar a expansão nos locais onde eles se concentram”, revela Marco Sanches, diretor executivo da rede. Ele cita, dentre as cidades que têm potencial para receber franquias Lig-Lig - não apenas pela concentração de orientais, mas também pelo potencial econômico - Belo Horizonte, Uberlândia, Uberaba, Contagem, Juiz de Fora, Betim, Montes Claros, Ribeirão das Neves, Governador Valadares e Ipatinga. “Os mineiros são um povo acolhedor e a aceitação da gastronomia oriental entre os brasileiros é algo já consolidado”, avalia. O investimento inicial em uma loja Lig-Lig é de R$ 290 mil a R$ 320 mil.

A Mais Educa – rede de franquias que oferece cursos interativos online sobre temas de interesse geral, como educação financeira, vendas, marketing, empreendedorismo e motivação, e que usa como base livros best sellers para elaborar os cursos que oferece – acredita que o conceito diferente de seu negócio pode fazer com que ele tenha receptividade na região de Minas Gerais. A franqueadora lança cerca de dois novos cursos por mês e permite que os alunos os realizem em casa ou na sede de suas franquias. Por trabalhar com uma comunicação feita regionalmente, que privilegia as especificidades de cada local onde as franquias estão instaladas, a Mais Educa acredita que há um grande potencial de crescimento no Estado de Minas Gerais. “Não cobramos taxa de publicidade, pois a franqueadora assume a divulgação nacional da rede, enquanto que o franqueado se foca na divulgação regional”, explica o franqueador João Cristofolini. Para investir em uma microfranquia da Mais Educa, o valor inicial é de R$ 35 mil.

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