No último ano, o
consumo no Nordeste cresceu 2,4%, enquanto a média no Brasil caiu 0,5%. Nenhuma
outra região atingiu tal desempenho neste período, sendo a classe média o
principal motivador, com uma contribuição de 71% desse crescimento. Mas, o que
mais se destaca na edição da pesquisa do Nordeste 2013 realizada pela Nielsen são os 28% das nordestinas que se sentem “tentadas” a comprar novidades,
enquanto a média brasileira é de 26%.
“Quando falamos de shoppers de grandes redes no Nordeste, 45% deles
também estão mais propensos a experimentar novidades, gastando em média R$ 48,60 por compra,
valor 30% maior que a média da região”, avalia Luciana Ignez, analista de
mercado da Nielsen. Os novos itens colocados à disposição dos consumidores nordestinos
possuem papel importante no desempenho das cestas avaliadas pela Nielsen. No
último semestre de 2012 e no primeiro deste ano, nas grandes redes varejistas,
53% do crescimento em faturamento das cestas da região se deve às novidades. Apesar
dos números altos, a indústria ainda tem muito espaço a explorar.
De todos os lançamentos realizados no Brasil nos últimos dois semestres,
que totalizaram mais de 19 mil itens, 48% também estão no Nordeste. Entretanto,
ainda de acordo com a executiva, há oportunidades para melhorar a performance
das novidades na região com assertividade na distribuição, planos adequados a
cada tipo de categoria e posicionamento de preços.
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