Apesar do explosivo impacto da
compra pela web, grande parte dos consumidores ainda prefere as lojas físicas,
principalmente para comprar comidas e bebidas, 87%, e produtos de limpeza, 90%,
de acordo com a GfK.
Tal preferência se deve a
necessidade em ver e sentir os produtos antes de comprar, com 57%. Já, na contrapartida,
a compra online é motivada pela vontade em economizar dinheiro, com a preferência
de 60%, com melhores preços e promoções, por exemplo. Em categorias onde o
processo de compra é mais complexo e leva mais tempo, como no caso de
eletroeletrônicos, o online aparece de forma muito mais forte (30% compram
somente online e 33% compram tanto off-line quanto online).
Além disso, o Brasil, é o país da
América Latina que possui menos consumidores com alto nível de envolvimento com
a compra e uso exaustivo de tecnologia, definidos como XTreme Shoppers. São apenas 15%, enquanto Chile e México possuem,
respectivamente, 26% e 22% da população.
Nenhum comentário:
Postar um comentário