sexta-feira, 9 de agosto de 2013

20% DOS BRASILEIROS REDUZIRAM A ALIMENTAÇÃO FORA DE CASA


A queda da confiança do consumidor brasileiro, de 112 para 110 pontos, no primeiro semestre do ano, de acordo com a Nielsen, reflete um cenário que impacta diretamente os diversos setores da economia, e claro, os varejistas não estariam de fora. Para os que atuam na área de alimentação outro dado preocupa. Ainda segunda a empresa de pesquisa, 19% dos consumidores brasileiros reduziram as refeições fora de casa para diminuir as despesas domésticas.

Diante de tais mudanças de hábito, a estratégia é usar a criatividade para atrair e manter os clientes. E assim fez o restaurante Viena que, em parceria com a Salton, durante o mês de agosto, em comemoração ao dia dos pais, oferece uma segunda garrafa de vinho aos clientes que já solicitarem uma para a refeição.  E para potencializar as vendas a ação não se restringe ao fim de semana do dia dos pais, permanece até o dia 31 de agosto.

Mas nem sempre o diferencial é com brindes. Com o crescimento do consumo por “sofisticação”, principalmente das classes média e baixa, o Spoleto lançou o conceito de democratização da gastronomia, que traz produtos importados a preços mais acessíveis. Eduardo Ourivio, vice-presidente do Grupo Trigo, gestor do Spoleto, esclarece que para tal ação foram realizadas visitas em três fábricas na Itália para viabilizar os pratos com presunto cru da cidade de Parma. Os preços variam entre R$13,90 e R$20,90.

Outro exemplo é para quem gosta de utilizar a estratégia do tradicional desconto. A rede de delivery e restaurantes especializada em comida chinesa, China House, percebeu que o custo da alimentação fora do lar pesou no bolso dos consumidores e lançou uma ação que comercializa de segunda a sexta-feira, das 11h às 15h, pratos com desconto. “Os valores dos nossos pratos econômicos são até 35% mais baratos em relação ao cardápio tradicional da rede e deve aumentar entre 20% e 30% as vendas nas 16 lojas”, pontua o fundador e diretor de franquias da rede, Jorge Torres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário