De acordo com a pesquisa Global de Confiança do Consumidor do 2º
Trimestre deste ano, realizada pela Nielsen, apesar de 39%
da população ter a intenção de pagar dívidas, cartão de crédito e empréstimo, a
decisão de gastar com roupas novas, viagens e melhorias para o lar cresceu,
respectivamente, de 30% para 33%; de 19% para 20% e de 14% para 17% do primeiro
para o segundo trimestre de 2013. “Tais
tendências de consumo dão um fôlego na perspectiva da economia, já que na
contrapartida a confiança do consumidor brasileiro caiu dois pontos, atingindo 110”, pontua Claudio Czarnobai,
gerente de atendimento da Nielsen.
O executivo esclarece que a população está mais cautelosa, mas isso não
significa que deixarão de comprar itens que saia do consumo básico. Apesar de
ter crescido o percentual das pessoas que acreditam que o Brasil esteja em
recessão, de 37% para 41%, a grande maioria não possui tal percepção. Prova
disso, é o tema “economia” estar entre as três principais preocupações entre os
países latinos. Já no Brasil, questões como saúde, equilíbrio entre a vida
profissional e pessoal além da criminalidade são as três principais
preocupações, economia está na quinta posição, atrás ainda da educação e
sustento dos filhos.
Além disso, 58% dos brasileiros consideram boas as perspectivas de
emprego para os próximos 12 meses e 10% consideram excelentes. “Mesmo com as possibilidades
de inflação e as perspectivas para o PIB, jogadas para baixo a cada semana, o
brasileiro ainda se mantém como um dos mais otimistas da América Latina, mas os
números já provam que estão todos bem atentos com os caminhos da economia”,
finaliza Czarnobai.
Nenhum comentário:
Postar um comentário