terça-feira, 6 de agosto de 2013

COM JUROS EM ALTA, VAREJO DEVE CRESCER APENAS 4% COM DIA DOS PAIS

As vendas a prazo do comércio brasileiro nesta semana que antecede o Dia dos Pais devem passar por uma desaceleração e crescer apenas 4% em relação ao ano passado. Nos anos anteriores, as expansões foram de 4,75% (em 2012); 6,86% (2011) e 10% (2010), segundo dados do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas). Se as expectativas se confirmarem, será o pior resultado dos últimos três anos.
Vendas Dia dos Pais
Ano
Crescimento
2012
4,75%
2011
6,86%
2010
10%

Na avaliação do presidente da CNDL, Roque Pellizzaro Junior, o varejo este ano não conta com fatores macroeconômicos que ajudavam a aquecer o setor no passado, como os altos índices de empregabilidade e a larga oferta de crédito a juros baixos. “O cenário econômico é desfavorável. A inflação e a alta dos juros inibem o poder de compra do brasileiro. Prova disso é a queda de praticamente todos os índices de confiança do consumidor”, diz Pellizzaro.
 
Online aquecido Mas, nem todos os setores estão prevendo crescimento de apenas um dígito. De acordo com a E-bit, o Dia dos Pais deve movimentar R$ 1 bilhão no comércio eletrônico brasileiro, 25% maior do que o apurado no mesmo período de 2012. A previsão de crescimento nominal para o e-commerce durante 2013 também é de 25%.

 

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