segunda-feira, 2 de setembro de 2013

FEIRA VOLTADA AO MERCADO INFANTIL COMPROVA CRESCIMENTO DO SEGMENTO NO BRASIL


Três dias, mais de cem marcas em exposição, produtos nacionais e estrangeiros, e a certeza de um mercado em crescimento e negócios promissores. Foi este o cartão de visitas da primeira edição da Children Baby Maternity Expo (CBME) South America, encerrada nesta quinta-feira (29) em São Paulo.

O evento, já realizado na Ásia e Europa, comprovou a curiosidade e a demanda de empresários do mercado infantil brasileiro por novidades em baby care e puericultura, além de artigos para o cuidado da saúde das mães. Todos os representantes do setor compareceram aos estandes da feira: fabricantes, importadores, distribuidores, varejistas e consumidores. Quem visitou também pôde conhecer as tendências de consumo e comportamento no país durante as seis palestras com especialistas do setor. 

"A feira está com as principais marcas e novidades. Vim abrir oportunidades de negócios", afirmou Camila Montuan, visitante e representante da empresa JVMon Comercial. "Queríamos conhecer novos produtos e se atualizar", comentou Célia Carbonari, visitante e lojista. Para quem exibiu portfolio, a CBME rendeu bons resultados. "A feira foi bem proveitosa. Vieram pessoas com grande poder de decisão. 

Conseguimos mostrar nossos produtos para muita gente e criar uma expectativa no consumidor", observou Danilo Aquino, representante da importadora Macro Baby, dos Estados Unidos. Para Denise Fidelis, gerente de vendas da Derma Dream, a CBME ajudou a divulgar "bastante" seus lançamentos de cremes para bebês e mães. "Confirmamos algumas vendas para a Real Bebê, uma baby shop de Cuiabá", contou. A expectativa de todos presentes, contudo, foi de expansão da feira na próxima edição no país. "A feira pode estar maior e com mais fabricantes", observou Erick Fonseca, visitante e representante da Galzerano.

Leia a entrevista que Marlon Luft, diretor da CBME, concedeu para o Varejo Em Pauta:

Varejo Em Pauta – Quais as principais mudanças no varejo de produtos infantis nos últimos anos?
Marlon Luft - O mercado de produtos e serviços para maternidade, bebês e crianças no Brasil, está caminhando velozmente para a especialização. Seguindo esta tendência, os comerciantes brasileiros estão cada vez mais apostando na especialização de suas lojas, oferecendo serviços focados em um nicho específico de mercado, o que está fazendo as vendas de produtos infantis explodirem no Brasil. Se por um lado o mercado de brinquedos é caracterizado pela diversidade e pela sazonalidade acentuada, com a maior parte do faturamento concentrado no quarto trimestre do ano, o mercado de puericultura caminha na contramão. Da fralda ao bico de mamadeira de silicone ortodôntico e com sistema anti-cólica, a busca por artigos infantis em época de demanda crescente fica restrita a poucas lojas especializadas.
A CBME (Children Baby Maternity Expo) entra no mercado Brasileiro como a única feira na América do Sul especializada em toda a linha de produtos infantis, e será um marco no cenário nacional, pois, trará empresas dos quatro continentes, oferecendo o que há de mais moderno em tecnologia e tendências em puericultura, brinquedos, higiene e cosméticos infantis, além de uma vasta linha de acessórios nesse segmento.

Varejo Em Pauta – Este segmento é bem desenvolvido no Brasil?
Marlon Luft - O varejo de produtos infantis evoluiu muito no Brasil, mas, ainda há um grande caminho para percorrer. A maioria ainda não considera as diferenças importantes entre os microsegmentos, como acontece fora do país. Muitas empresas brasileiras receiam abrir mão de produtos pouco rentáveis, para focar em um nicho específico.

Varejo Em Pauta – Quais são os desafios?
Marlon Luft - Em meio à crise europeia e aumento da renda per capita nacional, o mercado brasileiro é a menina dos olhos do mundo, e com o segmento infantil não é diferente. Nunca houve tanta informação por produtos diferenciados, e, por esse motivo, o número de marcas internacionais vem aumentando consideravelmente aqui no Brasil. Esse é um desafio para as marcas nacionais, elas precisam estar atentas a essas mudanças e reinventarem suas marcas para o mercado.

Varejo Em Pauta – Quais são as principais tendências?
Marlon Luft  - Além do fato do varejo estar caminhando para a especialização do setor, com lojas especializadas em móveis, moda, brinquedos e puericultura, o aumento do poder econômico das classes mais baixas e o aumento no nível de conhecimento das mamães, fazem com que este mercado esteja em plena ascensão. Outra tendência é que os casais hoje têm menos filhos e o poder de compra das famílias está maior. Dessa forma, todos os esforços vão para os cuidados com as crianças. Este é um mercado exigente, e requer produtos com design e qualidade cada vez mais apurados. O consumidor está cansado de produtos que não duram e que não são versáteis.

E, para quem não pode participar da feira, confira algumas das novidades apresentadas nos três dias:


Aquecedor de Lenço Umedecido Pop: o equipamento mantém os lenços umedecidos quentinhos por 24 horas, trazendo conforto ao momento da troca de fralda.

Berço para bebê suspenso e cama de criança: com design inovador, o acessório 2 em 1, pode ser usado como berço para o recém-nascido e como cama para crianças com até 1 metro, isso graças a sua capacidade de se expandir. Quando usado como berço seu tamanho é 80 cm de comprimento e 40 cm de largura. Se usada em forma de cama, ela se expande para 120 cm de comprimento e 60 cm de largura. O berço cama é usado suspenso, otimizando espaço e pode ser desarmado facilmente e levado para onde os pais desejarem.



Carrinho Xplory: com sistema flexível, tem assento reversível e pode ser colocado em uma altura superior, permitindo interação entre o bebê e os pais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário