terça-feira, 3 de setembro de 2013

CONFIANÇA DOS COMERCIANTES PAULISTAS CAI, MAS SEM PESSIMISMO


O IFECAP – Índice FECAP de Expectativas nos Negócios registrou em agosto 119,79 pontos na série com ajuste sazonal, o que representa uma queda de 0,7% quando comparado ao mês anterior. Em relação ao mesmo período do ano passado, o índice acumula retração de 3,7%.

Apesar de uma avaliação positiva para a situação atual dos negócios, a recente desvalorização do real e o ambiente macroeconômico nacional ainda instável minaram as expectativas dos comerciantes para o próximo trimestre, gerando um resultado líquido negativo para o IFECAP de agosto.

As expectativas para o próximo trimestre, captadas pelo Índice-Futuro, apresentaram queda de 6,6%, com 131,17 pontos na série com ajuste sazonal. Houve redução tanto no Índice-Futuro Vendas (-3,5%) quanto no Índice-Futuro Encomendas (-9,7%). Na comparação com o mesmo período do ano passado, o Índice-Futuro apresentou queda de 5,3%.

Por porte da empresa, as expectativas pioraram em relação ao mês anterior entre as grandes, médias e micro empresas e melhoraram entre as pequenas empresas. Do ponto de vista regional, as expectativas caíram na capital e subiram no interior.

Para Jean Makdissi Jr. proprietário da Íntima Store, localizada no bairro do Brás, na capital paulista, o índice realmente reflete a realidade do dia a dia dos comerciantes paulistas e o “principal motivo é a condução política e econômica do governo federal que não atua na fonte da sangria que é o excesso e os maus de gastos do custeio público e acaba por fechar as contas não fazendo os investimento necessários”, pontua o comerciante.   

Entretanto o pessimismo passa longe das portas comerciais. Ao contrário, segundo Jean agora é época de incentivar promoções e liquidações e o mais importante é manter as lojas abastecidas com boas e atraentes coleções, para encantar e incentivar o consumidor a comprar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário